jun
8
2013

Como é voar pela Air China

A Air China oferece 2 vôos semanais conectando a América do Sul com a Ásia.

Todo domingo e quinta há partidas do aeroporto de Guarulhos com destino a Pequim, na China. Há uma parada no continente europeu, mais especificamente, Madrid -Espanha, para reabastecimento e troca de tripulação .

Antes de começar meu relato, vale a pena lembrar que existe uma outra cia aérea chinesa com nome similar, China Airlines, mas que não possui vínculo algum com a que eu voei. São 2 empresas completamente distintas. A Air china é aquela cujo logo é uma fênix (imagem acima).

Nas duas vezes em que utilizei os serviços da Air China, fiz o trecho GRU – MAD.

Devo confessar que, em minha primeira jornada, fiquei muito preocupado com a reputação desta aérea, pois eles estavam iniciando suas operações no Brasil e havia muito pouca informação na internet. Em sites estrangeiros, a maioria criticava muito a empresa, quase sempre baseados na simples premissa de que eram “chineses”.

Lembro que estava pesquisando as passagens no itasoftware e me surpreendi quando vi o resultado da busca listar uma companhia chinesa fazendo a rota Brasil- Europa. E, melhor ainda, com um preço extremamente baixo (não chegou a R$1000,00 ida e volta com taxas) . Não tive dúvidas, entrei no site deles, airchina, e efetuei minha reserva.

Cheguei ao aerporto, com 3 horas de antecedência,

aquela muvuca habitual para fazer o check-in, não por culpa da cia, mas sim pela crônica falta de estrutura que atinge o aeroporto de São Paulo. Embarcamos no horário previsto e me surpreendi positivamente com eles : Avião airbus A330 cheirando a novo,poltronas com telas individuais (ok, o entretenimento de bordo não é lá essas coisas,  mas o simples fato de ser individual já torna uma viagem de 10 horas muito mais agradável) e serviço de bordo razoável. As comissárias não eram simpáticas, mas faziam seu trabalho. Nenhuma tinha familiaridade com nossa língua, o que pode ser um problema pra quem não fala inglês. A comida tinha gosto de comida de avião, nem boa nem ruim e uma foi servida logo após a decolagem e a outra umas 2 horas antes do pouso.

china tela1 Como é voar pela Air China

 

Um fato curioso foi o de que havia pouquíssimos brasileiros, provavelmente devido ao fato de ser um dos vôos inaugurais da rota e de que houve uma divulgação muito baixa por parte deles.

Na volta houve overbooking

e eles estavam oferecendo 200 euros por dia + hospedagem em algum hotel 4 estrelas em Madrid para quem se candidatasse a ficar. Infelizmente meu irmão precisava realmente voltar, então não aceitamos essa “dor de cabeça”, fato que para mim seria uma “barbada”.

Logo após esse meu vôo, sem mais nem menos, do mesmo jeito que eles vieram pro Brasil, a Air China resolveu cancelar essa rota e sumiu por uns 2 anos. Sei que, quando resolveram reativar a rota, eles ofereceram outra promoção muito boa. Foi ae que começou minha segunda viagem com eles.

Já muito mais tranquilo em relação à qualidade deles, efetuei a compra novamente pelo site e parti pro aeroporto na data marcada. Mais uma vez, check-in no horário. Porém, um fato ocorreu: Depois de todos embarcados, o avião ficou estacionado por mais de 1 hora no pátio, provavelmente esperando por alguém importante. Resultado : Quando essa pessoa chegou, as portas se fecharam e o avião começou a taxiar. Porém, caiu uma chuva torrencial, que forçou o avião a estacionar novamente no finger.

Como já estávamos com 2 horas de atraso, nos ofereceram a janta em solo.

Além disso, um fato que achei legal é que as comissárias foram muito solícitas com o pessoal que iria perder vôo na Espanha . Elas foram muito atenciosas e já conseguiram reacomodar todos em vôos posteriores.

comida china1 Como é voar pela Air China

Dessa vez já havia mais brasileiros, apesar de facilmente quase 80% do vôo ser oriental. É interessante notar que eles vão bem municiados com comida . Leia-se : Cup Noodles. Prepare-se, então, para aquele cheirinho agradável e característico dos macarrões instantâneos.

Veredito :

- Aviões limpos e novos.

- Entretenimento de bordo razoável.

- Atendimento de bordo razoável.

- Voltaria a voar?  Sim.

Compartilhe: facebook Como é voar pela Air Chinatwitter Como é voar pela Air Chinagoogle plus Como é voar pela Air Chinareddit Como é voar pela Air Chinapinterest Como é voar pela Air Chinalinkedin Como é voar pela Air Chinafacebook Como é voar pela Air Chinatwitter Como é voar pela Air Chinagoogle plus Como é voar pela Air Chinareddit Como é voar pela Air Chinapinterest Como é voar pela Air Chinalinkedin Como é voar pela Air China