jun
8
2013

Como é voar pela Air China

A Air China oferece 2 vôos semanais conectando a América do Sul com a Ásia.

Todo domingo e quinta há partidas do aeroporto de Guarulhos com destino a Pequim, na China. Há uma parada no continente europeu, mais especificamente, Madrid -Espanha, para reabastecimento e troca de tripulação .

Antes de começar meu relato, vale a pena lembrar que existe uma outra cia aérea chinesa com nome similar, China Airlines, mas que não possui vínculo algum com a que eu voei. São 2 empresas completamente distintas. A Air china é aquela cujo logo é uma fênix (imagem acima).

Nas duas vezes em que utilizei os serviços da Air China, fiz o trecho GRU – MAD.

Devo confessar que, em minha primeira jornada, fiquei muito preocupado com a reputação desta aérea, pois eles estavam iniciando suas operações no Brasil e havia muito pouca informação na internet. Em sites estrangeiros, a maioria criticava muito a empresa, quase sempre baseados na simples premissa de que eram “chineses”.

Lembro que estava pesquisando as passagens no itasoftware e me surpreendi quando vi o resultado da busca listar uma companhia chinesa fazendo a rota Brasil- Europa. E, melhor ainda, com um preço extremamente baixo (não chegou a R$1000,00 ida e volta com taxas) . Não tive dúvidas, entrei no site deles, airchina, e efetuei minha reserva.

Cheguei ao aerporto, com 3 horas de antecedência,

aquela muvuca habitual para fazer o check-in, não por culpa da cia, mas sim pela crônica falta de estrutura que atinge o aeroporto de São Paulo. Embarcamos no horário previsto e me surpreendi positivamente com eles : Avião airbus A330 cheirando a novo,poltronas com telas individuais (ok, o entretenimento de bordo não é lá essas coisas,  mas o simples fato de ser individual já torna uma viagem de 10 horas muito mais agradável) e serviço de bordo razoável. As comissárias não eram simpáticas, mas faziam seu trabalho. Nenhuma tinha familiaridade com nossa língua, o que pode ser um problema pra quem não fala inglês. A comida tinha gosto de comida de avião, nem boa nem ruim e uma foi servida logo após a decolagem e a outra umas 2 horas antes do pouso.

china tela1 Como é voar pela Air China

 

Um fato curioso foi o de que havia pouquíssimos brasileiros, provavelmente devido ao fato de ser um dos vôos inaugurais da rota e de que houve uma divulgação muito baixa por parte deles.

Na volta houve overbooking

e eles estavam oferecendo 200 euros por dia + hospedagem em algum hotel 4 estrelas em Madrid para quem se candidatasse a ficar. Infelizmente meu irmão precisava realmente voltar, então não aceitamos essa “dor de cabeça”, fato que para mim seria uma “barbada”.

Logo após esse meu vôo, sem mais nem menos, do mesmo jeito que eles vieram pro Brasil, a Air China resolveu cancelar essa rota e sumiu por uns 2 anos. Sei que, quando resolveram reativar a rota, eles ofereceram outra promoção muito boa. Foi ae que começou minha segunda viagem com eles.

Já muito mais tranquilo em relação à qualidade deles, efetuei a compra novamente pelo site e parti pro aeroporto na data marcada. Mais uma vez, check-in no horário. Porém, um fato ocorreu: Depois de todos embarcados, o avião ficou estacionado por mais de 1 hora no pátio, provavelmente esperando por alguém importante. Resultado : Quando essa pessoa chegou, as portas se fecharam e o avião começou a taxiar. Porém, caiu uma chuva torrencial, que forçou o avião a estacionar novamente no finger.

Como já estávamos com 2 horas de atraso, nos ofereceram a janta em solo.

Além disso, um fato que achei legal é que as comissárias foram muito solícitas com o pessoal que iria perder vôo na Espanha . Elas foram muito atenciosas e já conseguiram reacomodar todos em vôos posteriores.

comida china1 Como é voar pela Air China

Dessa vez já havia mais brasileiros, apesar de facilmente quase 80% do vôo ser oriental. É interessante notar que eles vão bem municiados com comida . Leia-se : Cup Noodles. Prepare-se, então, para aquele cheirinho agradável e característico dos macarrões instantâneos.

Veredito :

- Aviões limpos e novos.

- Entretenimento de bordo razoável.

- Atendimento de bordo razoável.

- Voltaria a voar?  Sim.

Compartilhe: facebook Como é voar pela Air Chinatwitter Como é voar pela Air Chinagoogle plus Como é voar pela Air Chinareddit Como é voar pela Air Chinapinterest Como é voar pela Air Chinalinkedin Como é voar pela Air Chinafacebook Como é voar pela Air Chinatwitter Como é voar pela Air Chinagoogle plus Como é voar pela Air Chinareddit Como é voar pela Air Chinapinterest Como é voar pela Air Chinalinkedin Como é voar pela Air China
  • Sergio

    Olá, obrigado pelo relato.

    Quando foi seu ultimo voo??

    Tenho uma passagem com eles em breve e tenho medo de cancelarem o voo e se eles conseguiriam realocar todas as pessoas em outros voos. Você lembra quantas pessoas foram realocadas e em quais empresas eles colocaram elas?

    Abraço!

    • danicapeducia

      Olá Sergio,

      O nosso voo ocorreu em 2010.

      O overbooking não é um procedimento exclusivo da Air China, outras cias também possuem essa prática. Mas no caso da Air China todas as pessoas foram realocadas e todos os custos adicionais como estada e alimentação foram pagos pela empresa. Não temos ideia de quantas pessoas precisaram ser realocadas, pois esse número não é informado.

      Não lembramos em quais empresas os passageiros foram realocados. Mas o que podemos te dizer é que fomos muito bem atendidos e só não ficamos mais uns dias, porque tínhamos compromisso. De qualquer maneira, fica tranquilo porque eles são bem atenciosos e prestam toda a assistência aos passageiros.

      Boa Viagem e aproveite!

      Abraço,

      Esse Mundo

    • Diego Mendonça

      Olá Sergio,

      O nosso voo ocorreu em 2010.

      O overbooking não é um procedimento exclusivo da Air China, outras cias também possuem essa prática. Mas no caso da Air China todas as pessoas foram realocadas e todos os custos adicionais como estada e alimentação foram pagos pela empresa. Não temos ideia de quantas pessoas precisaram ser realocadas, pois esse número não é informado.

      Não lembramos em quais empresas os passageiros foram realocados. Mas o que podemos te dizer é que fomos muito bem atendidos e só não ficamos mais uns dias, porque tínhamos compromisso. De qualquer maneira, fica tranquilo porque eles são bem atenciosos e prestam toda a assistência aos passageiros.

      Boa Viagem e aproveite!

      Abraço,

      Esse Mundo

  • Luan

    Pessoal, com quanto tempo de antecedencia tenho que comprar pela air china? Pois verifiquei que daqui uma semana, o valor esta 1872,0 por pessoa, e se for para março de 2015, esta 3.000 por pessoa. Alguem pode me ajudar?

    • danicapeducia

      Olá Luan, infelizmente a compra de passagem é uma “loteria”. Recomendamos fazer buscas diárias no momento que você decidir fazer uma viagem. Não há uma melhor data para compra de passagens, o que existe é a persistência diária.
      Às vezes, quando a data está mais distante não há disponibilidade de promoção. Por isso, insistimos na busca diária!

      Seja persistente talvez esse seja o grande segredo de quem consegue bons preços por passagens aéreas.

      Boa sorte na tua busca!

    • danicapeducia

      Oi Luan, na verdade não há uma melhor data para comprar a passagem, pois achar uma promoção requer persistência! Quando a data programada da sua viagem está muito longe, não há disponibilidade de promoção. O conselho que damos e, nós seguimos de olhos fechados, é pesquisar todo dia. Aí está o segredo de quem consegue passagens por bons preços…e olha que é possível basta ter paciência! Desejamos sorte na tua pesquisa. Abraço, Esse Mundo

      • RMaia

        Passagens aéreas as regras valem como qualquer mercadoria, quando você a põe a venda um produto não há porque fazer promoção, já que estimou o lucro que quer obter. Passado o tempo podem ocorrer algumas coisas: todas serem vendidas rapidamente, ficarem mais caras pela variação cambial ou os bloqueios das agências de turismo não se confirmarem, daí essas passagens são colocadas a venda, a medida que o tempo passa e não venderam e como a companhia não quer voar “batendo poltrona” começam a fazer promoção pra queimar estoque, reservando alguns lugares pra venda de última hora onde enfiam a faca no preço sem medo algum. Em geral uma passagem internacional, começam a queima de estoque entre 60 a 120 dias, já as nacionais 30 a 45 dias. Dicas: Se você não tiver restrições de tempo pergunte no check-in se o voo não está lotado, se estiver coloque-se a disposção para viajar em outro voo caso necessitem dessa passagem, desse modo negocie e receba uma graninha, segunda coisa, ligue no atendimento da companhia um dia antes do voo ou mesmo no check-in e pergunte quanto custaria pra mudar de classe, muitas vezes a companhia prefere vender mais barato uma categoria acima (que normalmente seria utilizada com upgrade via milhagem e aí ela não ganharia nada) e assim ficar com uma passagem curinga pra vender de última hora ou resolver problema de overbooking, nesses casos não há taxas de reemissão.

        • Diego Mendonça

          Ótimas dicas! Obrigado por compartilhar

  • daniela

    Gente estou indo pra madri na semana q vem pela air china alguma dica? As comissarias nao falam português?
    É minha primeira vez

    • danicapeducia

      Oi Daniela, quando voamos pela Air China a maioria das comissárias eram chinesas e falavam inglês. Confesso que não achei elas muito simpáticas, pareciam meio estressadas, mas cada tripulação tem as suas características, não podemos generalizar.

      Desejamos uma ótima viagem! E a dica é aproveitar…tu vai ver que é bem tranquilo e sempre tem alguém para ajudar, caso sinta dificuldade com o idioma.

      Boa viagem!

  • Bia Abrão

    Gostei de saber. Eu estou indo para Madri ,e só de saber que o voo é direto, e não tem de ir para a China primeiro, já fiquei feliz. As outras companhias aéreas, vão para os seus países de origem, para depois ir no destino escolhido pelo passageiro. Eu detesto voos com Escala. Que bom que serviço, atende às necessidades, e o avião é limpinho. Obrigada pela dica!

    • Diego Mendonça

      oi Bia,
      O vôo é direto sim. Dura mais ou menos 10 horas e 30 minutos.
      Boa viagem, aproveita!

  • vICTOR

    Gostaria de tirar uma dúvida, ao comprar a passagem no site da air china o preço final é acrescido de iof no fechamento do cartão de crédito? Obrigado.

    • Diego Mendonça

      Provavelmente sim.
      Tente fazer a compra em um cartão que não aceite transações internacionais. Se passar, você não será cobrado.
      Apesar do site estar todo em português, eu vejo alguns valores em dólares (na seção de ofertas). Creio que apenas haja uma conversão dólar/real para efeitos de visualização, mas por debaixo dos panos, é feita uma compra internacional em dólares.

  • Najara

    Boa noite… estou interessada em comprar passagens pela Air China, porem não consegui entender se o voo GRU>MADRID é em um 330-200 ou 330-300. Minha duvida é por que no primeiro todos os assentos tem tv individual (variando o tamanho de acordo com a classe, pelo que vi), mas no segundo a maioria dos assentos não tem. Como faço para saber qual é usado nessa rota?

    • Diego Mendonça

      Oi Najara,
      Uma boa fonte de busca é este site : seatguru.com
      Lá, você coloca a cia aérea, número do voo e data.
      Pela pesquisa que terminei de fazer, eles continuam voando com os 330-200, que possuem telas individuais em todos os assentos.
      Lembrando que, apesar de muito difícil, é possível ocorrer uma mudança de última hora no equipamento utilizado.